No menu desta semana, temos o "bolo de carne moída" para sexta-feira.
Sabe aquele lindo e delicioso rocambole de carne moída? Pois bem, eu queia fazer, mas estava sem muito tempo pra ficar na cozinha e por isso adaptei a receita de "rocambole" para "bolo".
Então fiz assim:
Coloquei meio quilo de carne moída em um recipiente e acrescentei os temperinhos: alho, cebola, salsinha, cebolinha, tudo picado. Também coloquei pimenta do reino, sal, um ovo inteiro e um pouquinho de farinha de rosca (pão ralado).
Os temperos podem ser substituídos por um pacote de creme de cebola, porém fica menos saudável.
Misturei tudo, cobri e deixei lá na geladeira enquanto fazia outras coisas (quanta coisa a gente tem pra fazer, né!? Graças a Deus!).
Até aqui você tem a receita para almondêgas e para hambúrguer caseiro, é só modelar com as mãos e levar ao forno para assar.
Bom, quando pude voltar pra cozinha.....em uma assadeira bolo inglês coloquei parte da "massa" de carne moída. Acrescentei recheio. Coloquei o que eu tinha naquele dia: muçarela (queijo flamengo, em Portugal), presunto (fiambre, em Portugal), linguiça calabreza (chouriço, em Portugal), um pouquinho de pimentão picado (pimentos, em Portugal)* e acho que foi só! Por cima coloquei queijo parmessão ralado gosseiramente, órégano e um fio de azeite.
Cobri com papel alumínio e levei ao forno, quando percebi que já estava bem assado, tirei o papel alumínio para que a carne dourasse.
Desenformei e pronto, nem deu tempo de enfeitar!
A foto está ruim, mas o bolo ficou saboroso, com bom aspecto e foi fácil de fazer.
Além do que, dei uma nova utilidade para minha forminha de silicone!
*parece até que estou escrevendo em duas línguas diferentes!
Bjocas!





8 comentários:
Menina, mas que coincidência; hoje mesmo vou comer um desses delicioso. A moça que faz capricha, aiaiiaia. Sou viciada, rs!
Beijos mil,
Isa
Ai que delícia!
Bjs.
Oi Ale!
Amei sua receita, e acho que ela vai para o nosso cardápio de sábado, pois pode ser preparado na sexta-feira e assado no sábado.
Beijos, querida!
Ale, adoreiii vou fazer tbm..
deixa, eu te contar estou seguindo a risca o menu da limpeza e estou vendo resultado viu..
beijinhos
Ale adorei a receita...
Mas que coincidência a festa da sua irmã ter sido no bonfim tb, vc é de Campinas??
Bitocas!!!
Vim visitar seu cantinho,que delicia muita culinparia,adoro!
Oiii td bem????
te achei lá no blog da Ruby, então vim te convidar pra participar de uma rifa que ta rolando no meu blog, tem vários prêmios legais, inclusive um feito pela Ruby....passa lá, vale á pena...
Virei seguidora.
Bjão.
Olá bom dia! vim te agradecer a explicação dos termos diferentes, pois eu não saberia perceber o que seria algum ingrediente , tal como o queijo e outros mais, obrigada mesmo. Seu blog é sempre optimo. bj
Postar um comentário