Pesquise

Loading

sábado, 20 de março de 2010

Rotina Doméstica

No post "Menu da Limpeza", montei um cronograma da rotina diária/semanal das atividades domésticas.
Uma sugestão para quem trabalha fora e tem a ajuda de uma diarista uma vez por semana.

Desta vez, vou passar um resumo do cronograma da rotina doméstica aqui de casa.
É apenas um resumo, que pode servir de sugestão para você e, é claro, que precisa ser adaptado à sua realidade.

Nos próximos posts falarei sobre como faço a limpeza de casa setor.

Quero minha casa sempre assim, limpa, organizada, brilhando....
Eu? Cheirosa e toda linda também, pronta pra um abraço e um beijinho!
Maridinho trabalhando e ansioso pra chegar em casa.
Comidinha da boa!
A família bem cuidada e  feliz!

Atividades iniciais: 
Arrumar as camas e organizar os quartos (roupas, sapatos e objetos em seus lugares).
Tirar os lixinhos e organizar os banheiros (toalhas para secar, toalha limpa de rosto, etc). 

Hoje é dia de faxina :
Segunda-feira: Banheiros e Quartos
Terça-feira:  Escritório, Sala e Passar roupas
Quarta-feira:  Cozinha
Quinta-feira: Quintal 
Sexta-feira: Limpeza geral e Passar roupas

Após almoço:
Limpeza de rotina na Cozinha:
Lavar e guardar louça.
Limpar e organizar balcões.
Limpar o chão.

Após o jantar:
Lavar a louça. Limpar o balcão.


Antes de dormir:
Organizar a sala, afofar as almofadas e ajeitá-las.
Arrumar a mesa para o café da manhã.
Guardar objetos que estejam pela casa, fora do lugar.
Organizar o banheiro. Passar um paninho de limpeza com desinfetante perfumado nas peças do banheiro. 


Lavar Roupas:
Durante a semana, no dia  mais adequado, conforme quantidade de roupas e atividades do dia, faço:
- máquina de roupas claras;
- máquina de roupas escuras;
- uma máquina de roupas de cama;
- uma máquina de tapetes e panos de chão.

Você já tem um cronograma? Comente com a gente!

Comentários
18 Comentários

18 comentários:

  1. Essa dica é muito boa, eu faço isso a mais 2 anos e posso dizer que minha qualidade de vida melhorou muito, e + faço também o cardápio da semana, tudo planejado tem melhores resultados Bjos !

    ResponderExcluir
  2. Olá Alê!!!
    Perdão, perdão e perdão. Andei meio sumida da blogosfera...problema de tempo e no blog. Mas como pude perder o seu niver? Vc aceita os parabéns atrasado??? Muitos parabéns, um ano abençoado e cheio de vitórias em Cristo para vc e sua família e que vc continue sendo sal da terra e luz do mundo. É o que desejo de coração.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Alessandra!! Feliz dia do blogueiro!!!

    Amanhã o Blog'Arte vai fazer sua primeira PROMÔ!!!
    Não deixa de passar por lá e participar!!!

    Beijins,
    Andrea Guim

    ResponderExcluir
  4. Alê, feliz dia do blogueiro!!!

    Adoro seus posts, tô atualmente c/ uma empregada meio período, ela entra as 12H e saí as 17H. Então pela manhã arrumo as camas, lavo a louça do café e faço almoço, pois ela trabalhando 1/2 período e ganhando 1/2 salário não posso nem devo exigir mto, não seria justo. Essa pessoa já foi minha empregada por período integral por 9 (NOVE!!!) anos, veio trabalhar aqui qdo meu menino tinha 2 meses e viu minha menina nascer, depois quis sair, aí voltou de novo, 6 meses depois, saiu novamente (virou novela) e agora sabendo que eu queria uma pessoa só na parte da tarde ela quis voltar e eu gosto mto dela e ela cuida bem da minha casa, das minhas plantas e principalmente dos meus FILHOS!!! que é o que realmente importa.

    Minha sogra qdo vem aqui em casa acha que ela não lava direito meus panos de prato,rsrsrs. Finjo que nem ouvi, mas ela não cansa de falar isso, até que um dia eu não estava c/ mto paciência e respondi: o que importa é que ela gosta das crianças e eles gostam demais dela, panos, se encardiu vira pano de limpeza e pano de prato, compro outros novos!
    Não aguentei,rsrsrs.

    Bjs♥

    ResponderExcluir
  5. Oi minha linda, tb estou com saudades de um bom bate-papo!!!
    tb estive na correria do sorteio...mas adorei e já já faço outro...rs
    Agora é pensar na chegada da minha mae...ufa, vai ser um apoio e tanto pra rotina de casa....eu tenho 3 andares pra dar conta sozinha...fala sério, ne?..rs
    Beijos
    So

    ResponderExcluir
  6. Ale, vim retribuir a visita e amei o post! Estou sumida por conta do Big Brother. Sou viciada e fico vendo PPV enquanto faço artesanato(visita meu blo bigviciobbb.blogspot.com)

    Faço como Neli, e vou descartando os panos de prato encardidos. Antes, fervia na água quente, gastava co Vanish. Chega, A energia consumida era mais cara que o pano.

    Para a sobrancelha, tenta pintá-las com tinyta para cabelo, com umpincel de artesanato mega fininho, deixando os cabelinhos claros um tom mias escuros. Te informa no salçao. Não é pintar um risco de boneco em cima do olho! Só tingir uns fiozinhos para dar mais expressão ao olhar. Nossa, me senti renovada em espanar as taturanas do rosto, hahah

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Alê! Que dicas boas menina! Eu ADORO um cornograma e uma listinha de tarefas, já até salvei a sua para usar aqui. Beijo e continue postando sobre isso!!!

    ResponderExcluir
  8. @@@Alessandra, gostei muito do seu post, depois dele tenho me organizado melhor com as tarefas domésticas, claro que ainda falta muito para ser ótima, mas já melhorei bastante, um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Alê,

    lendo o seu post lembrei de mim a alguns anos, quando as crianças eram pequenas e eu conseguia fazer esse ritual todo e AMAVA!
    Quando eles cresceram e começei a trabalhar...não dava conta...eles não colaboravam muito com a organização. Agora, um estuda fora e a outra passa mais tempo na facul que em casa, então estou conseguindo voltar as "origens" e seu post me relembrou muita coisa boa, valeu!!!
    bjka

    ResponderExcluir
  10. Agora já minha casa deixou de ser bagunçada para estar arrumadinha, valeu mesmo sua sugestão. Obrigada mesmo, é que desde que meu marido morreu deixei de ter interresse por muita coisa, principalmente a casa e eu, deixei-me engordar, e parece uma bola de neve umas coisas arrastam as outras. Agora graças ao blog e aos vossos estimulos, estou a tentar mudar. bjs e muito amor e luz em vossas vidas

    ResponderExcluir
  11. Olha quanto ao vosso cházinho espero que tudo corra muito bem beijos para todas mas estou em Portugal, demasiado longe, mas vou ficar perto com o pensamento a torcer para que se divertão de pois contam tá. beijinho para todas

    ResponderExcluir
  12. Adorei as dicas,vou tentar colocar em pratica.

    ResponderExcluir
  13. Oi Alê,

    Adorei tuas dicas,confesso que já tentei ter uma lista assim,e não consegui seguir de jeito nenhum...mas quem sabe ainda dá certo,né?
    Vou te tentar e te conto!
    Beijo no coração,
    nel

    ResponderExcluir
  14. Eu andava meio perdida e confusa com minhas coisas (casa, criança, marido, costuras, EBD, Min Mulheres). Aí resolvi fazer uma planilha com as atividades. Nossa, como melhorou minha vida. Se olho pra algo e vejo q tem q limpar eu penso, amanhã é dia dele... não me estresso mais.

    Como me fez bem!!!

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    já tinha visto seu blog antes e tinha salvo. Agora parei para ler seus posts e me deparo com este. Gostei de verdade. Anotei num paepl tudo e tô pensando em adaptar na minha vida.
    O único porblema que não possa seguir este é o horario de trabalhar e planejar minhas aulas...duram muito tempo.
    Valeu pela dica. Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    sou mãe de primeira viagem de duas meninas uma de 2 anos e uma de 7 meses, to precisando muito de uma orientação para implantar uma rotina na minha casa mas não sei como começar você pode me ajudar????
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Não poderia deixar de registrar aqui a minha imensão gratidão por este post... nossa como tem me ajudado. A Senhora que me ajudava, está doente e sem previsão de voltar, e eu tenho dois filhos Júlia com 10 anos e Davi com 03... imagine como ficou a minha vida rsrsr ). Então fiquei louca e nem sabia por onde começar rsrsrsr. Quando descobri seu blog ( creio que foi enviado por Deus rsrsr ,pois como a colega acima postou... não me estresso mais....´´e só olhar no papel e ver o que tem de ser feito no dia seguinte kkkkk. Obrigada mesmo, você tem me ajudado pra valer, viu?!.

    Beijos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Bornes relacionados com Miniaturas
Real Time Analytics