Pesquise

Loading

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Organização: por onde começar?

Minha casa está uma bagunça, por onde devo começar?
O começo parece desesperador, mas é possível ir aos poucos, veja as dicas.

Assumir a bagunça é o primeiro passo, perceber a necessidade de organizar e tomar esta decisão como sendo um princípio de vida é o que trará um resultado satisfatório. Lembre-se que “não é a última gota que entorna o copo, começa com a primeira”.

Não se compare com outras pessoas. Você pode até ter alguém como modelo, como inspiração, mas faça o que estiver dentro do seu possível. Faça conforme a sua disponibilidade de tempo e faça o seu melhor.

Tenha consciência de que a bagunça foi se instalando aos poucos, por isso seja paciente, pois a arrumação também não será da noite para o dia. Tentar arrumar a bagunça de meses em um dia, tirando tudo das gavetas e armários, só vai te deixar cansada e sem muitos resultados.

Marque o tempo
15 minutos (ou 30 min., conforme sua possibilidade). Esse é o tempo que você vai marcar no relógio (coloque um despertador, se achar necessário).

Primeiro dia: pegue um saco plástico de lixo e saia pela casa, passando por todos os cômodos, recolhendo as tralhas mais visíveis: embalagens, jornais, revistas velhas, etc.

A partir do segundo dia: faça os 15 minutos de “caça tralhas” em um cômodo por dia. A ideia é mesmo ir aos poucos, mas de forma eficiente. Você pode separar os objetos em sacos: “jogar”, “doar” e “guardar” (itens a serem consertados ou guardados em local apropriado).

Após “destralhar” a casa, você terá condições de organizar seus objetos, gavetas e armários de forma adequada e funcional.

A partir de então ficará muito mais fácil e rápido realizar a limpeza no dia-a-dia.


PAP do cesto aqui


Dicas para não acumular tralhas
- Evite guardar jornais, revistas velhas, caixas, embalagens, sacolas, potes vazios, brinquedos e eletrodomésticos estragados.
- Se não sentir segurança em desfazer-se de algumas coisas, organize-as em uma caixa e deixe-a separada, como um arquivo morto. Se em um ano, não precisar dela, tome coragem para descartá-la.
- Procure manter as gavetas organizadas e livres de entulhos. Não é porque ficam fechadas que podem acumular bagunça.
- Providencie um cesto como “caixa de entrada”, onde devem ser colocadas as correspondências e afins, assim que se entra em casa (sugestão na imagem acima).

LinkWithin

Bornes relacionados com Miniaturas
Real Time Analytics