© 2016 por Alessandra Rigazzo. Criado com Wix.com

Posts Recentes

Bacalhau com Natas

26.3.2017

Vou compartilhar com vocês algumas receitas de bacalhau que costumamos fazer aqui em casa desde que voltamos de Portugal. Algumas são receitas já postadas no meu antigo blog, outras são novas. Acompanhe e depois me fale qual delas é a sua preferida!

 

 

 

Ingredientes:

2 Cebolas

600 g de bacalhau

1kg de batatas cortadas em cubinhos (de preferência, use a batata que conhecemos no Brasil como Asterix, que absorve menos óleo durante a fritura)

Azeite

 

Para o creme:

500 ml de leite

2 colheres de sopa maisena

2 colheres de sopa de margarina

3 gemas de ovos

3 claras de ovos

2 caixinhas de creme de leite

Sal .

Pimenta do reino

 

Modo de Fazer:

Com antecedência: Demolhe o bacalhau. Ou seja, coloque-o em uma bacia com água, durante 24 horas. Troque a água 6 vezes durante este período. 

 

Cozinhe o bacalhau durante aproximadamente 10 minutos, sem ferver. Depois de escorrer a água, vá mexendo com a colher de pau até que ele fique todo desfiado. Enquanto isso, em outra panela, misture o leite com a maisena, mexendo muito bem. Leve ao fogo. 

 

Quando estiver morno acrescente as gemas e a margarina, cada uma na sua vez. Acrescente as claras em neve e o creme de leite. Mexa bem até o creme ficar espesso. Desligue o fogo e tempere com o sal e a pimenta. O creme estará pronto. 

Agora, enquanto você frita as batatas....Em outra panela, refogue as cebolas com o azeite.

 

 

 

Misture o bacalhau desfiado ao refogado de cebolas. Coloque-o em um refratário.

 

Agora cubra-o com as batatas fritas. Depois coloque o creme. 

 

Leve ao forno para gratinar. Sirva bem quentinho.

 

Curiosidades:

1- Temos aqui uma receita portuguesa, portanto vale lembrar que Natas em Portugal não é o mesmo que "natas" aqui no Brasil. Lá, "natas" é o que conhecemos como creme de leite. No entanto, o "creme de leite" de lá é mais líquido e quando levado ao fogo, muda de textura, ficando mais espesso como o nosso. Desta forma, a receita de hoje seria "Bacalhau com Creme de Leite".

2- Para fazer esta receita, não é necessário comprar uma quantidade grande de bacalhau. Bacalhau no Brasil é bem caro e para esta receita é possível comprar aquele bacalhau mais em conta, que já vem desfiado na bandejinha. A batata e o creme farão a receita render uma boa refeição com gostinho português.

 

04.04.2011

 

 

Compartilhar no Facebook
Twitter
Curtir
Please reload

Recentes

December 9, 2018

August 24, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

  • Facebook Basic Square
  • Snapchat Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Basic Square

Alessandra Rigazzo

Intencional até nas pequenas coisas