Posts Recentes

Conscientização do Autismo - vídeos que você precisa assistir

"Autismo é uma síndrome complexa, neurológica, sem causa conhecida e sem cura. É uma síndrome de espectro, isso quer dizer que existem vários graus de comprometimento e habilidades. As pessoas com autismo têm dificuldade no desenvolvimento emocional e de co-regulação emocional, isto provoca sentimento de solidão, inadequação e ansiedade. As pessoas com autismo e suas famílias precisam de uma sociedade inclusiva, livre de julgamentos e repleta de compaixão, solidariedade, respeito e amizades, assim como eu, você e seus filhos!" (Marie Dorion, Amais-SP)


Neste post eu tentei reunir alguns links e vídeos importantes para a compreensão sobre o autismo. São vídeos repletos de informação e sensibilidade, pois foram feitos por pessoas que não apenas trabalham com o tema, mas vivem e convivem com pessoas com o diagnóstico, mantêm laço afetivo intenso, passam maior parte do seu tempo com autistas e que, além de se manterem atualizadas nos estudos, conseguiram estabeleceram uma conexão com crianças dentro do espectro autista, com famílias na mesma condição e com o compromisso de transmitir suas experiências através de sua arte.


Aproveite o que cada uma delas tem a nos oferecer e faça também a sua parte!



1- "Fixing Luka - curta metragem

Baseado na experiência pessoal de Jessica Ashman ao crescer com um irmão autista,"Fixing Luka" é um conto de esperança, determinação e aceitação.


Patos de borracha alinhados perfeitamente em uma fileira. Mil selos presos a uma parede do quarto. Uma pirâmide de dedais que cai no chão. Estas são apenas algumas das rotinas obsessivas de Luka, sob o olhar ansioso de sua irmã, Lucy. Ela acha que Luka precisa de conserto. Uma noite Lucy finalmente perde a paciência e foge. Tropeçando na floresta, ela descobre um soldado de brinquedo em uma barraca. Quando consegue consertar a cabeça dele, Lucy acha que encontrou a solução para seus problemas em casa, a cura para o irmão.




2- Clipe da música Até o Fim, de Fantine Tho


A cantora Fantine Tho lançou dia 07/07/2011, no site da MTV Brasil, um videoclipe da música "Até o Fim", dirigido por Marco Rodrigues, com um tema incomum: o autismo.

A ideia do clipe nasceu no início de 2011, após a música ter sido escolhida como trilha sonora do vídeo institucional da Revista Autismo, produzido por Marie Shenk, para o Dia Mundial do Autismo (todo 2 de abril, decretado pela ONU), pois retratava bem a luta dos pais para ir "até o fim" na batalha de conquistar mais habilidades e qualidade de vida a seus filhos com autismo. Fantine (ex-integrante do grupo Rouge), ao autorizar a utilização da música, disse se sentir "honrada com o convite para uma causa tão nobre". Já havia um entendimento entre o jovem cineasta Marco Rodrigues e a cantora para a produção de um videoclipe e Fantine sugeriu que o trabalho fosse com a canção "Até o Fim" e tivesse um formato que abordasse um tema social e informativo: o autismo. Marco, que é de Santos (SP), topou o desavio e "abraçou" a causa em sua estreia nos videoclipes.

3- Documentário da MTV sobre autismo.

No vídeo, você verá depoimentos de várias famílias (pais, mães, irmãos e crianças com autismo) e cenas da vida real.

4- Mini palestra "2 de abril - Dia mundial pela conscientização sobre autismo"


Neste vídeo a Marie Dorion compartilha seus conhecimentos teóricos e práticos sobre autismo. Marie é mãe de dois meninos dentro do espectro autista, palestrante e coordenadora do grupo Amais-SP.


5- Conscientização autismo - Amais

Para encerrar, quero compartilhar um vídeo fantástico, elaborado pelas mães do grupo Amais-SP, cheio de sensibilidade e respeito às diferenças, não só das crianças, mas das posturas, decisões, limitações, potencialidade e escolhas de cada mãe, de cada família. Respeito, empatia e amor!


Compartilhe essas informações e nos ajude a fazer um mundo melhor!

#necessidadesespeciais

Recentes
Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Snapchat Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Basic Square

Alessandra Rigazzo

Intencional até nas pequenas coisas

© 2016 por Alessandra Rigazzo. Criado com Wix.com