Merengue Gelado de Banana
O verdadeiro merengue de banana é aquele coberto por claras de ovos batidas em neve, que vai ao forno para dourar (formando um suspiro) e é servido quentinho. Uma ótima sobremesa para servir em dias frios.
Para dias quentes, podemos fazer uma adaptação e no lugar das claras, colocar chantilly. Deixa de ser merengue, por não ter mais o suspiro, mas fica igualmente bom.
São 3 camadas (de baixo pra cima): creme de baunilha, doce de banana em calda, chantilly.

Ingredientes
Creme de baunilha
1 litro de leite
4 colheres (de sopa) de amido de milho
2 gemas (retire a película)
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
Essência de baunilha
Doce de banana
6 bananas nanicas bem maduras, cortadas em rodelas
2 xícaras (chá) açúcar
canela em pau
Cobertura
Chantilly (eu uso aquela caixa de chantilly mix da Amélia)
Como fazer
Em uma panela, dissolva o amido de milho no leite ainda frio. Acrescente as gemas e misture em. Acrescente o leite condensado, a essência de baunilha e ligue o fogo. Mantenha o fogo médio e mexa até engrossar. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite (sem soro). Misture bem, coloque no recipiente onde você vai montar a sobremesa e leve à geladeira.
Enquanto o creme gela e fica mais firme, você faz o doce de banana.
Em uma panela pequena, coloque o açúcar e vá mexendo até "queimar" todo o açúcar, ou seja até que o açúcar derreta e fique dourado. Não descuide, ele queima fácil e, se queimar, fica amargo. Acrescente 1/2 xícara de água bem quente e mexa bem. Deixe ferver um pouco. Acrescente as rodelas de banana, a canela em pau e deixe cozinhar por alguns minutinhos. O tempo vai depender do quanto madura as bananas estão. Desligue o fogo e deixe esfriar um pouco. Lembre-se de retirar o pau de canela.

Devagar, adicione o doce de banana em cima do creme de baunilha que estava reservado. Cubra com o chantilly e leve à geladeira.
E, pronto!